Quando recebi esse livro e li o título - A história do Bicho Carpinteiro -, logo me identifiquei! Acho que tenho dentro de mim um bichinho carpinteiro!! Tal como o personagem narra, "gosto de agitação, de criatividade, de molecagem, de novidades, de furungar aqui e ali, de mexer e remexer", de cantarolar, de dançar.... Acho que tenho um parentesco com esse bichinho.
A mensagem desse livro é muito especial, pois nos mostra que, muitas vezes, quando crescemos, nos tornamos adultos, esquecemos do "colorido" da vida e nos preocupamos, apenas, com as responsabilidades. O Bichinho tem por obrigação fazer as pessoas felizes, mas existem pessoas que decidem (consciente ou inconscientemente) de fechar para esse mundinho e o Bicho Carpinteiro acaba buscando outras pessoas.
Amei!!! Quantas pessoas conheço que eram, animadas, alegres, criativas, mas o tempo as tornaram fechadas, introspectivas, caladas... Será que precisamos "perder" nosso Bicho Carpinteiro?
Tudo começou dentro de um anjinho! Esse foi o local onde o Bicho Carpinteiro surgiu... Mas foram tantas as "artes" que esse anjinho fez teve suas asinhas cortadas por um tempo. Pois bem, o Bicho Carpinteiro não conseguia ficar parado e, logo, resolveu arrumar outra "casinha".
Nas suas andanças, o Bichinho conheceu de tudo um pouco e ficou encantado, até o dia que ele encontrou um menino cheio de energia como ele. Ele, então, entrou e permaneceu por muitos anos, até que o menino virou homem e Bichinho Carpinteiro resolveu se mudar novamente.
Sinopse - A história do Bicho Carpinteiro participou ativamente da vida das crianças na década de 80. Após 27 anos foi editado novamente. Trata-se de um texto muito criativo e instigante, com imagens quem completam a imaginação infantil. Esse bichinho vive dentro das crianças espevitadas e curiosas, provocando a todo momento caraminholas, fuzarcas e zoeira, características tão encantadoras manifestadas na infância e, quem sabe, em alguns adultos. Trata-se de um livro para crianças e jovens de todas as idades, incluindo sapeca de barba e bigode ou brincalhona mesmo sendo mãe. Realmente algo para mexer com o corpo e a cuca.
Título - A história do Bicho Carpinteiro
Editora - Dedo de Prosa
Autor - Fraga
Ilustração - Nelson Pinto
Boas leituras!!