Hoje é dia de "Entre na Roda" no Ciranda Contada e assisti um vídeo de Daniela Freixo que me fez refletir MUITO como mãe. Chama-se: "Importância da Sintonia dos Pais no Processo de Criação". Para mim, não existe nada mais exigente do que educar um filho, são duas pessoas diferentes, com um mesmo objetivo: EDUCAR uma CRIANÇA!
Nós, pais, criamos várias expectativas dentro de nossa cabeça de como faríamos ou deixaríamos de fazer acerca da educação de nossos filhos, mas a prática mostra diferente. Segundo Daniela, a primeira grande armadilha é achar que os pais precisam pensar da mesma maneira. Isso é impossível!!!! Afinal, eles vieram de famílias diferentes, histórias diferentes e são pessoas diferentes. Claro que existem afinidades, mas não a ponto de pensarem, 100%, da mesma maneira.
O bacana é que essas diferenças irão preparar as crianças para diversidade, para o novo, para o diferente. Afinal a vida é cheia de diversidades e as crianças começam a perceber isso, dentro de casa, na relação com seus pais e irmãos. O que precisa existir é a "Sintonia na Direção", é alinhar o "Como educaremos nossos filhos?", "Quais caminhos percorremos?"...
Os filhos precisam sentir na relação dos pais esse equilíbrio, pois é super arriscado deixar transparecer essa falta de sintonia. A criança fica perdida e sente-se insegura, gerando consequências. Lembro-me quando criança, tinha uma amiga que sofria muito com a falta de sintonia dos pais, pois eles sempre transferiam a responsabilidade, um para o outro. Por exemplo, quando minha amiga perguntava: "Pai, posso ir para casa de Bia?", o pai responderia: "Você precisa perguntar a sua mãe!", mas quando ela perguntava a mãe, ela respondia: "Seu pai que sabe". Resultado, nada acontecia, nada era resolvido e ela só ficava mais confusa.
Sinto, como mãe, que ainda preciso alinhar algumas direções importantes com meu marido, mas em sua grande maior, conseguimos ter essa sintonia tão necessária. Fica a dica para os pais, AJUSTAR A SINTONIA é extremamente importante e necessário para formação de um ser.
Você já ajustou a direção com seu companheiro (a)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário