EM BREVE TEREMOS NOVIDADES.

30 de jun. de 2014

10 Maneiras de Preparar Novas Gerações para a Vida



Quando se pensa em crianças e adolescentes atualmente, as notícias nem sempre são boas. Cresceu o número de atendimentos psicológicos, aumentaram os casos de distúrbios de comportamento e de depressão infantojuvenil... entre outras coisas, poderíamos enumerar várias questões atuais e pertinentes a essa nova geração. O fato é que diante dessa realidade, uma pergunta nos inquieta: como preparar as nossas crianças para viver em um mundo tão complexo?

Existe apenas um caminho: a EDUCAÇÃO. Mas o que as pessoas precisam entender é que não basta confiar seus filhos nas escolas, a educação COMEÇA em suas CASAS. Os pais precisam auxiliar seus filhos a desenvolver, desde cedo, capacidades específicas como consciência e autocontrole das emoções, resiliência, capacidade de resolver problemas, organização e paciência. Esses são alguns exemplos das chamadas HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, também conhecidas como competências para o século 21 ou capacidades não cognitivas. 

Essas habilidades nos preparam para quando a vida nos desafia, nos machuca e nos presenteia. O mundo mudou profundamente e uma onda de novas possibilidades já chegou. A maneira de aprender e de ensinar está mudando, o nosso jeito de trabalhar está se transformando e a nossa visão sobre o que é necessário para lidar com a vida está se atualizando.

Veja 10 formas de preparar novas gerações para a vida, segundo a Porvir:

1- Conscientizar adultos e crianças sobre o impacto das emoções em decisões


Infelizmente, os adultos de maneira geral não têm consciência da importância e do impacto que as emoções têm no cotidiano.  Querendo ou não elas interferem nas nossas decisões e influenciam o nosso futuro. Aprender o b-a-ba das emoções é como se alfabetizar para a vida. Conhecer a enorme gama de diferentes sentimentos, dar nome a eles, controlar as emoções e ser capaz de perceber os sentimentos das outras pessoas é a base para todas as relações humanas.

Muitas escolas já trabalham algumas questões emocionais, mas isso acontece sem um objetivo claro e sem necessariamente uma integração com situações da vida real. Campanhas sociais, ações variadas e programas educacionais em escolas públicas e privadas são maneiras de criar essa consciência nas pessoas. Uma iniciativa interessante é desenvolvida na Escola Ananda, em Salvador (BA), onde foi implementada há anos a Iniciação a Consciência (IC), onde as crianças aprendem acerca de questões relevantes aos seus sentimentos e suas relações, ou seja, a busca pelo autoconhecimento.

2- Estimular o brincar


Você sabia que brincar tem um objetivo? Stuart Brown, psiquiatra e fundador do National Institute for Play, se dedica há anos à importância do brincar. Ele estudou o impacto da privação do brincar em criminosos em série e o papel do brincar em diversas espécies animais. 

Conclusão: brincar tem uma função biológica e social de sobrevivência. Os animais predadores brincam de lutar e de observar um ao outro, capacidades fundamentais na hora da caça. As crianças brincam para ensaiar habilidades que serão necessárias na vida adulta. Ao brincar elas exercitam a comunicação e aprendem a diferença entre a brincadeira amigável e o bullying. Além disso, elas usam o corpo, se arriscam, resolvem problemas de forma criativa, controlam as emoções e respeitam as regras do jogo. Essas características desenvolvidas através do brincar são a semente do comportamento inovador tão importante atualmente. Brincar é o berço da inovação. Mais do que nunca, estamos carentes de tempo e espaços para brincar, não só na infância, mas na vida adulta também.

“Brincar desenvolve nossos músculos e habilidades sociais, fertiliza a atividade cerebral, aprofunda e regula as nossas emoções, nos faz perder a noção do tempo e proporciona um estado de equilíbrio.” (Stuart Brown-American Journal of Play)

3- Educar para sustentabilidade


Grandes desafios ambientais estão por vir. Por isso, não basta ensinar as crianças a reciclar o lixo, a economizar água e a cuidar do meio ambiente. Tudo isso é muito importante, mas é fundamental ajudá-las a formar uma mentalidade sustentável. Ou seja, uma maneira de ver o mundo em que todas as decisões e atitudes diárias tenham na sua essência a noção de durabilidade, de aproveitamento de recursos e de resíduos, de cooperação entre as pessoas, de senso de comunidade e de transparência nas relações. Conceitos como economia circular e consumo consciente devem ser ensinados desde cedo nas escolas.

Um ótimo exemplo é a proposta da Sandal Magna School na Inglaterra. Além de inserir no currículo escolar as noções de sustentabilidade, a escola oferece também um ambiente físico todo planejado de forma sustentável. Ela é considerada uma das escolas com maior eficiência de carbono na Inglaterra e recebeu o prêmio de arquitetura Riba Awards (The Royal Institute of British Architects, em inglês), um dos mais rigorosos e conceituados da Inglaterra.

4 -  Investir na primeira infância


Prevenção e intervenção precoce. Essas são as palavras-chave para evitarmos problemas futuros e formarmos cidadãos saudáveis e capazes de tomar decisões adequadas para a nossa sociedade. Por exemplo, uma criança que é diagnosticada precocemente com um transtorno no desenvolvimento pode ser tratada antes que suas dificuldades se cristalizem. Assim, ela terá muito mais chance de se tornar um adulto produtivo.

É fundamental a criação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de serviços médicos, psicológicos, educacionais e culturais de qualidade voltados para a primeira infância. Investimentos nesta fase podem gerar uma reação em cadeia que fomenta ganhos econômicos e de capital humano durante todo o ciclo de vida.

5 – Construir cidadania digital


Cultura digital é um direito de todos, mas isso envolve responsabilidade. Portanto, as novas gerações precisam aprender a viver e a trabalhar nessa nova era de maneira ética e segura. É urgente a criação de programas escolares voltados para o uso adequado da tecnologia. Crianças e adolescentes precisam ter consciência dos riscos do universo digital e do impacto das informações publicadas na internet na vida deles.
Além disso, é importante que as novas gerações não só saibam utilizar as novas tecnologias, mas também conheçam a lógica dos computadores. Assim, estaremos formando cidadãos com mais autonomia digital e controle para criar ferramentas adequadas às necessidades do nosso mundo.

Está crescendo o número de iniciativas que incluem o ensino de programação nas escolas para promover a alfabetização digital. Entender como funcionam os computadores transcende a área tecnológica e equipa a compreender o mundo em que estamos vivendo. Com cautela, é possível introduzir o mundo da programação através de uma linguagem lúdica e adequada às capacidades cognitivas das crianças.
O governo da Inglaterra, por exemplo, decretou que a partir de setembro de 2014 será obrigatório o ensino de programação em todas as escolas públicas do país para crianças e adolescentes de 5 a 16 anos.

6 – Repensar o ambiente físico escolar


Que tipo de ambiente escolar favorece o desenvolvimento das habilidades para o século 21? Espaços amplos, versáteis e com móveis modulares estimulam a colaboração e a interação entre os estudantes e professores. Inovadores educacionais não usam mais a palavra “sala de aula” e sim “ambientes de aprendizagem” ou “estúdios de aprendizagem”. A mudança na arquitetura das escolas reflete a transformação do conceito de ensinar e aprender.

A existência de espaços individuais aconchegantes, chamados “caves”, favorecem a concentração nos momentos em que o aluno preferir aprender sozinho. O novo ambiente escolar oferece diversas formas de aprender. Escolas como o Projeto Gente, no Rio de Janeiro, e a New Line Learning Academy, na Inglaterra, incorporaram essas mudanças físicas para atender as novas demandas de aprendizado.

7- Capacitar professores


Professores e educadores no mundo todo estão sendo cada vez mais desafiados. Eles se encontram na linha de frente da educação, tendo de lidar com um cotidiano escolar difícil, cansativo e pouco valorizado. E agora precisam ainda se adaptar às novas tecnologias e usá-las de forma sensata e integrada ao contexto de cada escola. Mais do que nunca, os professores necessitam de programas de capacitação para incorporar as novas práticas no cotidiano escolar.

8 – Informar os adultos sobre a revolução na educação


Ainda há uma falta de informação significativa por parte dos adultos sobre a revolução que está acontecendo na educação ao redor do mundo. Profissionais de diversas áreas, mesmo muito qualificados, muitas vezes nunca ouviram falar nas mudanças pelas quais os sistemas escolares estão passando. Essa situação é preocupante, pois são os adultos que vão contribuir para que essas mudanças se consolidem. Campanhas e ações criativas serão muito bem vindas para informar os adultos sobre as novidades na área da educação.

9 – Proporcionar educação financeira aliada às emoções


Muitas pessoas chegam na vida adulta sem nenhum preparo para se organizar financeiramente. Isto porque faltou um ensino mais estruturado sobre gestão financeira nos anos escolares. Mais ainda, faltou considerar as emoções na hora de lidar com dinheiro. Ensinar uma criança a planejar seus gastos, a ter metas financeiras, a economizar e a ficar longe de dívidas é fundamental. Mas junto com tudo isso é necessário ensiná-la também que sentimentos como empolgação excessiva, ansiedade, preocupação e culpa acompanham e influenciam diretamente cada decisão ligada ao dinheiro. Aprender a controlar esses sentimentos previne inúmeros problemas financeiros ao longo da vida.

10 – Criar programas educacionais com foco nas habilidades sócio emocionais


Muitas escolas já incorporam no seu dia a dia debates sobre empatia, colaboração e criatividade. Porém, ainda não há um foco no desenvolvimento das competências para o século 21. Os protagonistas escolares ainda são as matérias tradicionalmente avaliadas nos testes. O ensino das habilidades socioemocionais deve acontecer de forma integrada ao currículo escolar. Ou seja, os professores podem aproveitar situações do cotidiano para abordar essas capacidades e ao mesmo tempo ensinar conceitos de física, matemática e português. O uso de projetos pode ser muito eficiente para integrar diversos aspectos ao redor de um único tema.

Pesquisas e iniciativas importantes em alguns países já comprovaram que estas habilidades melhoram o aprendizado e se tornam tão importantes quanto o conhecimento das matérias tradicionais. Os Estados Unidos estão incluindo programas em larga escala que desenvolvem as capacidades não cognitivas nas escolas . Por exemplo, o Institute for Social and Emotional Learning oferece programas para várias escolas ao redor do mundo.

É importante ressaltar que programas como estes precisam nascer a partir das necessidades de alunos e professores. Portanto, a participação deles na criação de novas formas de ensinar e de aprender é essencial.
Precisamos de uma mentalidade aberta para abraçarmos todas estas novidades e possibilidades. E de uma visão crítica para avaliarmos quais opções nos servem melhor. 

Querem conhecer as HABILIDADES PARA VIDA? São elas:
Empatia
Resiliência
Planejamento
Capacidade de Tomar Decisões Adequadas
Criatividade
Colaboração
Determinação
Consciência e Autocontrole das Emoções
Capacidade de Adaptação
Pensamento Crítico
Comunicação
Capacidade de Resolver Problemas e Conflitos

Com o tempo toda esta diversidade de possibilidades de aprender, ensinar e trabalhar serão incorporadas em nosso dia a dia de forma mais natural. E acredito que passados os tempos atuais de mares agitados e de tsunamis sociais, uma nova forma de navegar na vida trará mais serenidade a todos nós. Quer entender mais sobre as competências para o século 21? Veja o infográfico abaixo feito pelo Playground da Inovação, empresa de consultoria de Inovação em Psicologia e Educação.


Obs: Algumas adaptações feitas, mas o texto original é de Fernanda Furta do site Porvir.

Eu e a Leitura


Nasci numa grande família, e no meu núcleo familiar, sou a número dois. Tive uma infância e juventude maravilhosa, junto com mais quatro irmãos.

Morávamos em uma antiga casa no bairro da Boa Viagem (Cidade Baixa), e o nosso quintal era o mar. Nas laterais da casa tínhamos horta, galinheiro e lavanderia. Na frente da casa, um jardim onde um enorme Ficcus rendeu muitas brincadeiras.

Sob este Ficcus, havia gangorra de corda de sisal, e uma enorme escorregadeira de madeira, feita por um marceneiro de nome Pofirio. Talvez por ser um nome incomum, jamais esqueci.

“BENDITO AQUELE QUE SEMEIA, LIVROS, LIVROS, À MÃO CHEIA” Castro Alves. Foi isso que meus pais me proporcionaram, “LIVROS, LIVROS ..., tinha de tudo no gabinete de meu pai.

Na infância, a coleção do Reino Infantil, c/ os contos de fadas. As Fabulas de La Fontaine,  A Historia dos Índios Americanos, A vida Tarzan e muitos outros.

Na juventude, tivemos encontros com Machado de Assis, Paulo Setubal, José de Alencar, com a coleção da vida das mulheres celebres e homens ilustres, que concorriam c/ os livros de bolso, onde a espiã Brigitte Monfort, desvendava   mistérios impossíveis p/ a Cia Americana.

As revistas em quadrinho, e os romances de amor da Coleção das Moças  e de Madame Delly, tinham grande aceitação de minha parte.

Além das leituras, tive a oportunidade impar de ouvir muitas estórias e “causos”. Tudo isso narrado pelos mais inusitados contadores.

Primeiramente minha mãe, que enchia meu imaginário, com estórias de sua infância passada  na Fazenda Paty (Conceição de Feira) com suas irmãs, onde eram educadas por uma tia professora.

Muitas outras estórias, ouvi através de discos LPs. Jamais esquecerei as aventuras de: Simbad o marujo,   as peraltices de Pedro Malazartes, o Gato de Botas, dentre outras.

Quando chegaram os filhos, quis muito q/ tivessem a mesma oportunidade e não poupei esforços para isso.
Ao que tudo indica, a ideia de promover a leitura, deu frutos por aqui. Cada um dos filhos do seu jeito, deu o ar da graça. Um escreve trocadilhos, outra escreve poemas, e Bia teve a ideia deste blog, para falar do seu amor pelos livros.


Portanto minha gente, nada de poupar incentivos à leitura. Vamos animar esta geração a descobri as delicias de um bom livro.


28 de jun. de 2014

Viviana a Rainha do Pijama


Viviana a Rainha do Pijama é um livro MUITO LINDO!!! A história é gostosa, o livro é colorido e ainda interativo. Trata-se de uma menininha que resolve dar uma festa do pijama e começa a escrever cartas convidando os animais. 

Nesse caso, melhor do que ler é ver! As ilustrações são perfeitas, o livro é contagiante e as pijamas são um arraso. Quem me dera participar de uma festa dessas.















Vocês precisam ler esse livro e conhecer TODOS OS ANIMAIS DE PIJAMA. É lindo demais!! Afinal, quem não gosta de ficar de pijama em casa? Eu adoro! Ainda mais com uma festa dessas!!

Sinopse
Viviana adora animais e se pergunta o que eles vestem quando vão dormir. Então, ela os convida para a FESTA MUNDIAL DO PIJAMA! Com um texto divertido e abas simples, que revelam o pijama maluco de cada animal, este livro é uma alegria para a hora de dormir.

Informações
Título - Viviana a Rainha do Pijama
Autor - Steve Webb
Editora - Salamandra
Tema - Amizade, Correspondências, Hora de Dormir


27 de jun. de 2014

Até as princesas soltam Pum






Assim como minha filha, Vitória, Laura a personagem do livro é uma menina muito, muito, muito curiosa e chegou em casa com uma dúvida MUITO IMPORTANTE para o coitado do pai: 

"Pai, as princesas soltam pum?"

O pai não entendeu nada e perguntou porque Laura queria saber isso. Foi quando Laura disse que na escola houve a maior discussão por conta do assunto. Cuidadosamente o pai de Laura disse: "Acho que sim, minha filha". Laura ficou espantada, mas logo seu pai a acalmou e disse que buscaria um livro muito importante para ela.

Seu pai buscou na biblioteca um livro MUITO ANTIGO chamado: O Livro Secreto das Princesas. Um livro que fala de TUDINHO da vida as princesas e o capítulo 2 é, justamente, sobre "problemas gastrointestinais e flatulências das mais encantadoras princesas do mundo". Kkkkkkkkkkkkkk!!!

Laura quis começar pela Cinderalla e seu pai explicou que a princesa ficou muito nervosa por conta do baile e comeu duas barras de chocolate da dispensa da madrasta. Na hora de dançar, o príncipe apertou muito a barriga de Cinderela, ela não aguentou e soltou um pum na hora que o relógio avisou que era meia noite. Muito preocupada, Laura perguntou: "Ufa, pai! Quer dizer que o principe nem percebeu? O pai a tranquilizou e respondeu: "Não, filha".

O livro é maravilhoso e divertido! Ainda existe a história da Branca de Neve com seu pum tóxico e da Pequena Sereia que sempre culpava as algas... Vale a pena conferir!!

SinopseLaura é uma garotinha (como toda criança) bem curiosa e uma das questões que mais a intriga (e a seus colegas de escola também) é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer a dúvida tão pertubadora, que, por sua vez, recorre ao antigo "livro secreto das princesas" e, com ele, a confirmação "sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!". Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas princesas...
Informações
Título - As princesas soltam pum
Autor - Ilan Brenman
Editora - Brinque Book
Tema - Ética / Humanos / Princesas / Curiosidade / Relacionamento familiar

Vamos ouvir Carol Levy contar a história do livro "As princesas soltam pum"?






26 de jun. de 2014

Editora Salamandra e Editora Moderna agora nossas parceiras!


Muito, muito, muito feliz!!! Fechamos uma parceria muito especial, com duas editoras de peso, a Editora Salamandra e a Editora Moderna. Vocês, agora, terão a oportunidade de conhecer excelentes livros para seu pequeninos.

Que os títulos cheguem e nos façam MUITO FELIZES! Obrigada as duas editoras pela oportunidade! Acredito que essa parceria seja apenas o começo de uma longa amizade.

Um forte abraço!





25 de jun. de 2014

O que fazer com seus filhos nas férias?


Minha filha completou 5 anos essa semana e minha cabeça não para de pensar: O QUE POSSO FAZER COM VITÓRIA? Sempre invento alguma arte. Ontem pintamos caixas de papelão e brincamos no jardim.

Tenho pesquisado sugestões para ocupar as crianças nas férias e me deparei com uma lista de 40 itens, do Blog Como Educar os Filhos. Querem conhecer? Lá vai:


• Atividades para serem feitas em casa ou em dias de chuva •

1.    Façam bolo ou biscoito juntos

2.    Convite amigos dos seus filhos para brincarem na sua casa

3.    Faça a noite da pizza: vocês fazem a pizza

4.    Karaokê: façam concurso de canto e dança

5.    Jogo de obstáculos: crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras, cobertores  e uma linha de chegada. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence

6.    Biscoitos de gelo: em forminhas de biscoito coloque suco de frutas de vários sabores e leve ao freezer

7.    Separe algumas roupas que não usam mais e customizem usando retalhos, adesivos, pintura, colagem

8.    Fazer o Diário de Férias: fotografe as brincadeiras, passeios, etc

9.    Façam espetinhos de frutas. Você pode passar os espetinhos no mel, ou no açúcar, no chocolate granulado etc

10.   Escrevam uma carta para um familiar, incluindo fotos e desenhos

11.   Realizem  uma sessão pipoca/cinema em casa

12.   Convide os amigos do seu filho e façam a noite do pijama ou dos games

13.   Para as meninas, faça o dia do “ Salão”, chame as amigas delas e deixem que arrumem o cabelo umas das outras, pintem as unhas, etc.

14.   Para os menores: Faça máscaras de super herói. Ex. Homem Aranha, Zorro, Batman. Utilize cartolina, tintas, ou tecido.

15.   Façam juntos objetos e brinquedos de sucata tais como: Robôs, porta retrato, barcos, fantasias, etc.

16.   Façam fantoches  e/ou bonecos e bolas utilizando meias velhas

17.   Faça sorvete em casa

18.   Faça o dia do cupcake ou do pastel, da pizza, do sorvete, etc

19.   Aprenda jogos de tabuleiro: Dama, Xadrez, Monopólio, Soletrando, etc.

• Atividades fora de casa •

20.   Façam um jardim ou uma horta. Se não tiver quintal, usem uma jardineira

21.   Façam um pic-nic

22.   Esconda um chocolate ou balas no jardim e realize a “ Caça ao Tesouro”

23.   Leve as crianças a um Parque ou Pracinha para soltar pipa.

24.   Passe alguns dias com os avós

25.   Passe alguns dias na praia ou no campo

26.   Visite um Museu, Exposição, Biblioteca

27.   Vá ao Cinema

28.   Visite um pomar e permita que as crianças subam nas árvores e colham os frutos

29.   Realize uma viagem de 1 dia tais como: visite uma aldeia indígena e/ou histórica, vá até  o centro da  cidade, vá até a cidade vizinha, vá até um Parque Aquático, visite uma Reserva Ambiental

30.   Visite o Planetário

31.   Visite alguém solitário em um Asilo, Ong, Abrigo, Hospital, etc

32.   Façam uma fogueira e asse batatas, milho. Aproveite para contar aos seus filhos estórias de quando você era criança

• Atividades mais radicais •

33.   Vá pescar e/ou acampar´

34.   Procure atividades gratuitas oferecidas pelos Shoppings (quase todos tem uma programação especial para as férias escolares)

35.   Se possível, leve os seus filhos para conhecer o seu local de trabalho

36.   Programe passeio de bicicleta em família

37.   Leve seus filhos para andar de patins e/ou skate

38.   Leve-os para passear de trem

39.   Permita que eles aprendam algo “ radical” por exemplo: Arvorismo, Patinação, Teatro, Escalada, etc.

40.   Deitem na grama e brinquem de adivinhar formas com as nuvens

E vocês? O que fazem? Mandem para nosso Blog as sugestões.


Meu Malvado Favorito


Novidade na área! Meu Malvado Favorito, pela primeira vez em Salvador!!

Quando o maior vilão da história GRU recebe a visita de uma doce criança - Agnes - ele vive uma grande mudança em sua vida! Com a ajuda dos famosos MINIONS, Gru precisa recuperar o posto de maior vilão, cuidar das crianças e ainda enfrentar o grande "Minion do Mal". Com muita música os minions são o destaque da peça! Mais divertidos, atrapalhados, criativos e fofos do que nunca, eles comprovam nesta produção que são verdadeiros multitarefas, e que estão ao lado de GRU e suas filhas para o que der e vier. 

Eles fazem o espectador também querer um monte deles em casa. Além disso, revelam que também são ótimos cantores e dançarinos em uma performance que seria de arrepiar, se não fosse de gargalhar e achar "fofo". Com esses ingredientes que misturam aventura, ação e comédia, não há quem resista ao espetáculo "MEU MALVADO FAVORITO", uma produção para a família toda assistir junta.

Informações
O que é - Meu Malvado Favorito (Peça)
Onde - Teatro Jorge Amado
Quando - 19 e 20 de julho / 9h, 11h e 16h (sábado e domingo)
Quanto - R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia)




23 de jun. de 2014

A Razão da Minha Vida

Há cinco anos, no dia 23 de Junho ás 3h59 da manhã, você chegou e transformou a minha vida para sempre!! Nasceu cheia de energia, mostrando a razão da sua chegada: me ensinar as melhores e mais difíceis lições da minha vida. Nunca sonhei em ser mãe, como a maioria das mulheres, mas garanto que não existe REALIZAÇÃO MELHOR e MAIOR

Você é uma menina.... Ai, Meu Deus!!! Uma menina? Já? Era uma bebê outro dia. Hoje é uma menina muito linda, muito especial e muito amada... Te amo demais!!! Agradeço todos os dias a Deus por tê-la em nossas vidas e por todos os ensinamentos que tenho aprendido, fruto dessa relação linda, de mãe e filha. 

Você me ensinou que ser uma pessoa boa é pouco, precisamos buscar ser sempre melhores que ontem, porque somos capazes de nos superar e esse é o maior desafio. Você é uma menina muito sensível e graças a sua sensibilidade, temos crescido muito. 

Ser mãe significa aprender o real significado da palavra AMOR. Não existe como explicar esse sentimento, apenas sentindo, praticando, amando... saber que aquele serzinho é um pedacinho da gente é algo inexplicável, é simplesmente maravilhoso.

Descobri, também, que ser mãe é um privilégio e que serei eternamente grata por essa oportunidade. Até porque se tem uma coisa que acredito nessa vida é que NADA ACONTECE por ACASO, por isso Deus me enviou esse lindo presente.

Que Deus te abençoe sempre, meu GRANDE AMOR!!! Conte sempre comigo!! 




22 de jun. de 2014

O Rato, O Morango e o Urso Esfomeado



Mais um livro da Coleção Itaú de livros infantis!! O Ratinho, o Morango Vermelho e o Grande Urso Esfomeado, um livro divertido, onde os personagens são o ratinho e o narrador que fica conversando com ele, enquanto a história se desenrola. 



O ratinho achou um GRANDE e SUCULENTO morango vermelho, mas o narrador alerta ele, que o GRANDE URSO ESFOMEADO adora qualquer morango maduro. Será que o Urso vai conseguir pegar o morango maduro do ratinho??? 


O narrador explica ao ratinho que não adianta esconder o ratinho, o fazer guardar ou se disfarçar, pois o Grande Urso Esfomeado acharia o morango maduro e o comeria. Foi então que o narrador dá uma ideia genial, acredito que a única que poderia "resolver" o problema do ratinho. Mas vocês terão que ler o livro para saber!! Muito bom!!

Sinopse - Esta é uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho que protagoniza as cenas tenta esconder um morango maduro de um grande urso que, aliás, não aparece na história. Um interlocutor oculto, mais esperto ainda que o rato (e com o qual a criança se identifica), é quem vai narrando a história, ao mesmo tempo que convence o ratinho a dividir o morango com ele.

Informações
Título - Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado
Autor - Audrey Wood e Don Wood
Editora - Brinque Book
Tema: Fábulas, Coragem, Animais


Ciranda da Leitura


Olá, leitores do Ciranda Contada e do Equalize da Leitura! Hoje eu apareço aqui com uma super promoção para vocês e para os pequenos! Vamos sortear um combo com o DVD de Frozen + o livro Abraço e também um Kit com os livros Starters + Enders + Incendeia-me! Querem participar?! Basta preencher o formulário abaixo, que você já pontua automaticamente! Super rápido e simples!

• Regras •

- Preencher o formulário para participar.

- Residir no Brasil, ou possuir endereço de entrega em território nacional.

- Perfis "fakes" e/ou criados exclusivamente e só com divulgação de promoções não serão aceitos caso sejam sorteados.

- Um e-mail será enviado ao sorteado e este terá 72 horas para responder o mesmo, caso não responda outro sorteio será realizado.

• Prêmio •

• Um DVD Frozen + livro Abraço para um ganhador.
• Kit Starters + Enders + Incendeia-me para um ganhador.

• Formulário •

a Rafflecopter giveaway
 
• Resultado •

O sorteio será realizado no dia 7 de julho através do aplicativo Rafflecopter entre as pessoas que seguirem as regras acima.

Serão dois ganhadores, um para o Kit 1 e outro para o Kit 2. A pessoa levará para casa os dois prêmios, caso seja sorteado.

O resultado será divulgado, dia 8 de julho, nesse post e em nossas redes sociais. 

O vencedor terá 72 horas para responder o e-mail, caso contrário um novo sorteio será realizado. 

O prêmio será enviado em até 45 dias. Não nos responsabilizamos por extravio.

21 de jun. de 2014

Lino


“Naquela manhã Lino acordou triste. Lua havia desaparecido da loja de brinquedos.”

Esse livro chegou na Coleção Itaú 2012 e fiquei encantada. A história fala sobre uma linda relação de amizade!! Tudo começa quando Lino, o porquinho de brinquedo, perde a sua melhor amiga, a Coelhinha de Brinquedo, Lua. Os dois se divertiam muito e barriga de Lua se acendia, sempre que ela dava risada!!



De uma forma bem simples, o livro aborda a amizade de uma forma poética, demonstrando a razão de Lino gostar tanto de Lua, afinal os dois se divertiam muito juntos... Por outro lado, mostra que as pessoas entram e saem de nossas vidas, deixando, sempre lembranças, lições e aprendizados.

Durante muito tempo, Lino ficou buscando saber do paradeiro de Lua, até que um dia foi colocado dentro de uma caixa de presente e entregue a Estrela, uma menina muito especial. Com Estrela ele aprendeu que é possível fazer novos amigos e, finalmente, descobriu o paradeiro de Lua. 



O livro contempla a possibilidade de abordarmos com as crianças, temáticas como o desapegar-se das coisas, bichinhos e das pessoas, pois às vezes precisamos nos despedir.
SinopseEsta é a história da amizade de Lino, um porquinho, e Lua, uma coelhinha branca. Eles vivem juntos em uma loja de brinquedos. Um dia, Lua desaparece e Lino, ao buscar por sua melhor amiga por toda parte, acaba tendo uma grande surpresa.
Informações
Livro: Lino
Autor e ilustrador: André Neves 
Editora: Callis
Tema: Amizade, Perda, Recomço, Desapego

Esse livro lindinho, também, existe na versão digital!!



19 de jun. de 2014

Dicas para Contar Histórias



As crianças adoram ouvir histórias e existem algumas dicas, importantes, que podem tornar esse momento ainda MAIS ESPECIAL. Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar.

As dicas, aqui sugeridas, foram elaboradas pelo Maristela - Blog Pra Gente Miuda, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem ou chorem...

Vamos conhecer as sugestões:

  1. Usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz.
  2. Nunca fale alta ou grite em momentos empolgantes da história para não assustar o bebê.
  3. Não fazer movimentos bruscos com o corpo.
  4. Utilizar canções suaves, como os acalantos.
  5. Se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.).
  6. Evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos.
  7. Associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir.
  8. Ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual.
  9. Toque a criança com carinho e cuidado.
  10. Use sempre histórias e contos pequenos. Uma boa dica são parlendas (aproveite o folclore).
Quem tem mais dicas?? Envie para nosso Blog (cirandacontada@gmail.com).


O que fazer com os filhos nas férias?!


As férias escolares chegaram e com a COPA DO MUNDO, elas ficaram ainda maiores. Ave Maria!!! É muito tempo, não é Gente?! Sei que alguns pais se desesperarem e não sabem o que fazer, mas CALMA!!! Vamos usar da criatividade e oportunizar experiências especiais com nossos pequenos?!

Primeira sugestão, antes de começar a planejar as férias de seu filho, procure conversar com ele e ouvir o que ele gostaria de fazer. É um bom começo!!!

Jogos
É certo que as crianças brincam com os coleguinhas, mas e com a família, têm brincado também? Deixe seu filho escolher um jogo de tabuleiro, uma brincadeira tradicional (como Stop), bingo ou baralho, para que toda a família - convidados também são bem-vindos - brinque junta. 

Cinema com Pipoca
"Que filme você gostaria de assistir?" - em vez de impor um de seu gosto, deixe que seu filho decida um filme para que vocês vejam juntos. Para acompanhar, faça pipoca e peça para ele dividi-la em porções iguais para todos os participantes - assim, ele treina quantidades e ainda valoriza mais a atividade, pois está participando ativamente dela. Para acompanhar, um suco de fruta bem saudável vai bem.

Gincana do Quero-Quero
Sua casa anda um pouco bagunçada? Está na hora de achar aquilo que foi perdido e ninguém nunca mais achou. Você diz: "Eu quero um/uma...", e lá vão as crianças atrás do objeto. Para incentivar o discernimento, peça itens coloridos (um lápis azul-claro, por exemplo) ou que não são tão óbvios para a criança (como pregadores de roupa). Essa é uma brincadeira divertida e que pode ser feita mesmo à noite, quando você chega do trabalho.

Piquenique Noturno
Está na hora de cozinhar com a garotada. Ensine seu filho a fazer sanduíches, ou até asse um bolo com a sua ajuda (ele pode lamber a tigela!), para o piquenique que será organizado na sala, no lugar do jantar. "É hora de sair da rotina e mudar o ambiente. Luz de velas e todo mundo de pijama são outros detalhes divertidos que podem ser acrescentados a essa noite.

Lá vem história...
O quarto da criança é um lugar mágico, e ficará mais ainda nas férias. Espalhe almofadas no chão ou monte uma cabaninha para uma contação de histórias especial: desta vez, você conta uma historinha e, depois, seu filho é quem conta outra para você dormir. 

Tecnologia
Sim, não tem como ela não estar presente. Se seu filho joga videogame, chegou a hora de você entrar no mundo dele: a missão é ele ensinar você a jogar. "Essa troca de papéis é bastante enriquecedora. Mas o pai tem de estar realmente disposto a aprender, e sem menosprezar o que está sendo ensinado", enfatiza a arte-educadora.

Compras
A educação financeira está em alta, e as férias são o momento ideal para fazer valer o aprendizado. Dependendo do poder aquisitivo da família, dê uma determinada quantidade de dinheiro (desde que não seja exagerada - de 10 a 40 reais é o ideal) para o seu filho - ele poderá gastar com o que quiser, e até o lanche ficará por conta dele.

Colônia de Férias
Uma opção melhor, caso os pais realmente não possam ficar com os filhos, são as colônias de férias, pois têm monitores preparados para propor brincadeiras divertidas e educativas. Se não houver jeito, os pais podem escolher outra escola do bairro para que a criança fique fora do período de aulas - assim, ela muda de ambiente, pelo menos.

Quebra-Cabeça
Que tal passar as férias todas montando um grande quebra-cabeça em família? Esse jogo que treina a atenção, a noção espacial e outras tantas habilidades é ótimo porque não precisa ser terminado em um dia: ele pode ficar sobre uma mesa e, cada vez que a família tiver um tempinho, pode montar junta. Lembrando que os laços afetivos entre pais e filhos são tão importantes quanto outros aprendizados.

Ateliê em Casa
Um dos sonhos de toda criança é poder pintar e bordar à vontade - e literalmente. Você pode montar um ateliê de férias num cantinho da casa: forre o chão com jornal e as paredes, com papel craft. Deixe tintas e guaches para seu filho (e você também) soltar a imaginação e criar à vontade. É uma experiência deliciosa!

Contato com a Natureza
Além de toda a programação do cardápio de férias, é preciso lembrar o quanto é importante para os pequenos desfrutar do contato com árvores, rios, cachoeiras e praias. 










18 de jun. de 2014

Como Treinar o Meu Dragão 2


Feriadão chegando me cheira a PIPOCA e LANÇAMENTO!!! Para nossos pequenos, um filme novinho em folha: "Como Treinar o Meu Dragão 2".

Sinopse
Depois de convencer o seu vilarejo que os dragões não devem ser combinados, Solução convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluçõ, descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem, e não estão dispostos a viver em harmonia com os habitantes da ilha. Enquando o perigoso Dragon Rider ameaça acabar com a paz no local, Soluço e Fúria da Noite unem-se novamente para provar que homens e animais devem ser parceiros.


Informações
Filme: Como Treinar o Meu Dragão 2
Direção: Dean Deblois
Gênero: Aventura
Duração: 102 min.
Distribuidora: Fox Films





Porque você é você


Ontem foi noite de livro novo com minha pimpolha, chama-se: Porque você é você! Um livrinho divertido, com pop-ups, que fala sobre autoestima, algo importante para nossa formação. 

Vitória adorou! É a história de um Coala, que pergunta a mãe se ele é ESPECIAL e mesmo com a afirmação de que era, ele ainda ficou em dúvida. Sendo assim, ele vai para floresta em busca de enfeites que o deixem ESPECIAL. 

Pois bem, ele encontra diversos bichinhos e tenta se assemelhar a eles, utilizando enfeites... mas no fim, ele percebe que é ESPECIAL, exatamente, do seu jeito. Um bela reflexão, afinal será que precisamos usar tantos "adereços externos", para alcançar nosso interior??   

Vitória acha que não! Que é melhor ficar sem os enfeites mesmo. Kkkkkkkkkkkkk!!!


SinopseO pequeno coala queria ser especial. Embora sua mamãe garantisse que ele era, ele ainda tinha dúvidas. Por isso, ele saiu pela floresta em busca de enfeites que o tornassem diferente. A cada bicho encontrado em seu caminho, uma nova surpresa!

Informações
Título - Porque você é você
Autor - Jonathan Lambert
Ilustrador - Jonathan Lambert
Tradutor - Gilda de Aquino
Tema: Meio ambiente / Pluralidade cultural / Autoestima / Relacionamento familiar / Amor / Respeito às diferenças




Parceiros

Ciranda Contada - Copyright © 2014 - Todos os Direitos Reservados