Vocês lembram da Coleção “O Pequeno Filósofo” da Editora V&R que falei dias atrás?! Pois bem, estou completamente apaixonada por ela, os livros são muito especiais. Vitória se identificou com todas as histórias, mas principalmente com “Eu quero a moto vermelha” e “O que é a morte”.
O livro “Eu quero a moto vermelha” fala de temas importantes: desejo, posse, dinheiro, tentação, frustração, felicidade, ser e ter... Piccolo foi fazer compras com sua mãe no supermercado e avistou uma supermoto vermelha de brinquedo. Claro que ele quis o brinquedo e pediu para sua mãe comprar! Mas sua ela se recusou a compra-la, dizendo que ele tinha vários brinquedos como aquele e que eles haviam ido comprar comida, não brinquedos.
Vitória ficou vidrada na história, justamente porque faço um trabalho forte com ela e comigo quando saímos para supermercado e shoppings. Sempre gostei de presentea-la, mas não podemos dar tudo que eles querem, caso contrário o TER será sempre superior ao SER.
O problema é que esses lugares são, extremamente, sedutores para crianças e adultos, também. Temos um acordo quando saímos de não comprar nada, apenas olhar “com os olhos”, como falamos, porque as mãozinhas ficam nervosas para pegar em tudo.
A mãe de Piccolo explicou para ele de várias formas diferentes que o importante não é ter, mas ser e que, nem sempre, ele terá tudo na vida, mas que isso é BOM.
Sou uma mãe muito preocupada com isso, pois gosto de presentear minha filha, mesmo que com coisas singelas: um bombom, um livro, uma surpresinha, mas é muito já me excedi e precisamos ficar atentos, pois isso compromete muito a compreensão deles sob o ter e ser.
A história é muito simples, mas rica em informações e reflexões. Vale a pena!!!! Falarei, em outro post, sobre o livro “O que é a morte”.
Informações
Título - Eu quero a moto vermelha
Autor - Michel Piquemal e Thomas Baas
Editora - V&R
Tema - Desejo, posse, dinheiro, tentação, frustração, felicidade, ser e ter
Nenhum comentário:
Postar um comentário